MEIO AMBIENTE

Você sabia que o esporte pode ser utilizado para potencializar a nossa consciência ambiental?

08/08/2019

Todo e qualquer esporte somente faz o bem para o nosso organismo. Seja para o nosso corpo, sociabilização, mente, entretenimento ou mesmo até para fortalecer vínculos entre pessoas.

O termo sustentabilidade já está sendo muito estudado e discutido há algum tempo.  Toda a humanidade passa por um momento crítico, sendo fundamental uma modificação dos moldes que já existem, para um olhar mais comprometido com a vida das próximas gerações. O exacerbado e desenfreado crescimento na indústria sempre foi aceito pela sociedade, principalmente por questões econômicas. Tal crescimento não foi planejado de modo a manter os nossos recursos naturais  e então estes estão sendo utilizados de forma desenfreada, gerando uma grande preocupação com o meio ambiente.

Nos últimos tempos, teve início a percepção de que não apenas o lado econômico necessita ser cuidado, surgindo então, a preocupação com o desenvolvimento sustentável.

Cada vez mais o nosso planeta clama por ações que tenham o objetivo de ampliar os horizontes com relação ao meio ambiente e é por este motivo, que iremos elucidar nas próximas linhas como e quando o esporte pode ser utilizado para a consciência ambiental.

O esporte, se unido ao comprometimento com a preservação da natureza e do meio ambiente podem ser passíveis de conceder novas oportunidades é sentidos na vida humana.

E na prática, quais esportes poderiam despertar a conscientização ambiental?

Nada mais prático para nos empenharmos em algo, do que viver este algo. Tal premissa serve para a conscientização ambiental. É possível tê-la ao passo que estejamos nela.

Os esportes nos quais estão ligados a natureza permitem a coesão com relação da atividade física com a saúde, assim como a ênfase da relevância e da importância dos recursos naturais para nossa vida. Tal concepção possibilita o respeito aos espaços, a magnitude da natureza, assim como a sua preservação. Não existe um outro modo de conscientizar um cidadão ambientalmente, a não ser de levar o esporte para a natureza.

A seguir iremos detalhar alguns esportes que são praticados na natureza e nos quais podem potencializar a consciência ambiental de quem os pratica:  

Montanhismo e rapel: montanhismo tem o mesmo significado que escalar algum monte ou pico. Já o rapel faz o sentido inverso, ou seja, através de cordas e equipamentos de segurança, a descida de uma determinada montanha acontece.

Ciclismo:  Dentro do ciclismo, é possível apreciar a natureza de inúmeras formas, seja de modo amador ou então mais profissional é mais ligado com o meio ambiente, como no caso do Mountain bike. Tal categoria pode ser subdividido em: cross country, free ride ou downhill.

Corrida de aventura: uma das formas mais genuínas de conscientização ambiental. Tal competição envolve inúmeras modalidades de esportes de aventura. De um modo geral são realizados trekking, canoagem, rapel e outros em um ambiente natural, com complexa logística.

Mergulho, dividido em três tipos: livre, autônomo ou dependente. O livre se trata da modalidade na qual o participante não utiliza nenhum tipo de equipamento para respirar. Já no autónomo, o praticante de mergulho usa equipamentos carregados por ele próprio para auxiliar na respiração. No mergulho dependente, o equipamento fica na superfície da água.  

Sobretudo, o que podemos perceber é que não importa qual modalidade seja realizada, mas sim que, ao utilizar a natureza como material principal na prática do esporte, automaticamente se desperta no praticante a consciência de protegê-la.