ESPORTES

Tudo sobre a partida final da UEFA EURO

09/30/2019

O décimo sexto, e muito esperado pelos torcedores do mundo todo, UEFA EURO irá ocorrer em 12 de junho de 2020. A Pitchinvasion Portugal Eurocopa está pronta para começar.

Para celebrar o 60º aniversário desse campeonato incrível, 13 cidades em todo o continente europeu foram selecionadas como cidades sede dos jogos. Nos anos anteriores, a UEFA EURO era sediada apenas por um país ou, às vezes, no máximo dois (se você é um grande fã de futebol e adora apostar nele com o codigo bônus bet365, por exemplo, esta é sua chance).

As cidades/países sede da EURO 2020 são: Baku, no Azerbaijão; Bruxelas, na Bélgica; Copenhague, na Dinamarca; Munique, na Alemanha; Budapeste, na Hungria; Roma, na Itália; Amsterdã, na Holanda; Dublin, na Irlanda; Londres, na Inglaterra; Bucareste, na Romênia; São Petersburgo, na Rússia; Glasgow, na Escócia; e Bilbao, na Espanha.

Os grupos do EURO 2020

Cinquenta e cinco países europeus estão lutando nas eliminatórias para chegar à final do UEFA EURO 2020.

Estes são os grupos para a fase de qualificação. A lista de países será reduzida para 20, seguindo os resultados das eliminatórias:

  • GRUPO A: Inglaterra, República Tcheca, Bulgária, Montenegro, Kosovo.
  • GRUPO B: Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia, Luxemburgo.
  • GRUPO C: Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estônia, Bielorrússia.
  • GRUPO D: Suíça, Dinamarca, República da Irlanda, Geórgia, Gibraltar.
  • GRUPO E: Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria, Azerbaijão.
  • GRUPO F: Espanha, Suécia, Noruega, Romênia, Ilhas Faroe, Malta.
  • GRUPO G: Polônia, Áustria, Israel, Eslovênia, Macedônia, Letônia.
  • GRUPO H: França, Islândia, Turquia, Albânia, Moldávia, Andorra.
  • GRUPO I: Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão, São Marinho.
  • GRUPO J: Itália, Bósnia-Herzegovina, Finlândia, Grécia, Armênia, Liechtenstein.

Euro 2020 torneio final e abertura

O Estádio Olímpico de Roma sediará a partida de abertura em 12 de junho, enquanto o estádio nacional da Inglaterra, Wembley, sediará as semifinais e a final.

Como resultado da organização pan-europeia, nenhum país recebeu uma vaga automática, assim todas as 55 equipes participam do processo de disputa por uma vaga nesse campeonato histórico.

A campanha de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano começou em março de 2019 e só irá terminar em março de 2020.

As duas principais equipes de cada um dos 10 grupos se classificarão para a Euro 2021 – com a fase de grupos terminando em novembro de 2019 – enquanto as quatro posições restantes serão decididas em play-offs da Liga das Nações em março de 2020 (se gostaria de apostar na sua equipa favorita, verifique o bet365 codigo bonus neste artigo).

EURO 2020 mais novidades!

Cada país qualificado para participar da Eurocopa jogará no mínimo dois jogos em casa nas fases de grupos. Se ambos os países emparelhados se qualificarem, será realizado um sorteio para determinar qual país sediará seu encontro direto na fase de grupos.

Por exemplo, se Inglaterra e Escócia se qualificarem, serão ambos incluídos no Grupo D.

Os campeões e vice-campeões de cada grupo alcançarão as fases eliminatórias, assim como os quatro melhores terceiros colocados de cada grupo.

Campeonato da Europa, atração para o mundo

O órgão regulador do futebol europeu, garantiu que 82% dos ingressos da UEFA EURO fossem disponibilizados aos torcedores e ao público em geral; e que um milhão de ingressos nos 44 jogos custariam no máximo 50 euros ou menos. 

Na primeira fase de vendas, que durou um mês, a partir de 12 de junho de 2019, 1,5 milhão de ingressos foram disponibilizados ao público em geral, como parte da política de ingressos da UEFA EURO para os fãs do campeonato.

Um total de 40 mil ingressos ficarão abaixo da faixa de 100 euros, para as partidas das semifinais e para a final em Londres. Entretanto, um ingresso de categoria um para a final em Wembley custará nada menos que 945 euros!

Para quem ainda não garantiu o ingresso, uma segunda fase de vendas ocorrerá em dezembro de 2019, após o sorteio das finais. Porém, haverá ainda uma terceira fase em abril de 2020.

A final em Wembley recebeu 1,3 milhão de pedidos para a compra de ingressos, enquanto as duas semifinais no mesmo local somaram 1,5 milhão de solicitações de compra cada.

Os pedidos de compra são para que todos os fãs que queiram comparecer aos estádios tenham o mesmo direito e chances, assim, haverá uma espécie de loteria para sortear quem irá tirar a sorte grande e poderá então comprar um ingresso. 

Justo, não acha?

Mas caso você não seja um dos sortudos a conseguir um ingresso, ou não tenha disponibilidade para viajar, a BBC e a ITV irão transmitir os jogos para muitos países.

Mais curiosidades: voluntários na final do UEFA EURO 2020 

As candidaturas ao programa de voluntários do UEFA EURO 2020 no Estádio de Wembley foram encerradas em 12 de julho de 2019, mas os candidatos só saberão se foram selecionados no final de janeiro de 2020. 

Esse é um processo que requer tanta ou, até mesmo, mais sorte do que aqueles que desejam poder comprar um ingresso precisam ter. 

Os voluntários terão um grande papel no desenvolvimento da Eurocopa, especialmente na Inglaterra. 

Porém, o prefeito de Londres ainda está recrutando voluntários para acolher visitantes em sua cidade em áreas de fãs, pontos turísticos e centros de transporte. 

Cabe destacar que esta é uma competição internacional e que pessoas do mundo, que falam diferentes idiomas, são necessárias. 

O número total de voluntários para essa função chegará a 2 mil.

Um pouco da história da Eurocopa

A UEFA EURO é um campeonato internacional disputado entre os países membros da Uefa, que é o órgão regulador do futebol europeu.

A ideia desse campeonato tão famoso no mundo todo veio de Henri Delaunay; que queria que a Copa da Europa fosse disputada simultaneamente com a Copa do Mundo da FIFA. Porém, isso nunca aconteceu.

Henri Delaunay faleceu em 1955 e, então, seu filho Pierre juntou-se a jornalistas franceses em uma campanha para dar início a Copa das Nações Europeias. 

Com muito sucesso, a primeira competição foi realizada em 28 de setembro de 1958, em Moscou, onde venceu o time da casa, a URSS, atualmente Rússia.

A campeonato seguinte foi realizada em 1960 e, depois, ocorreu a cada quatro anos. O troféu dos campeões da Eurocopa foi batizado de Troféu Henri Delaunay e ainda é concedido até hoje.

O país com mais vitórias no Campeonato da Europa é a Alemanha, que foi campeã três vezes e, também, vice-campeã três vezes.

Quem irá vencer a partida final do UEFA EURO 2020? 

O novo formato da Euro 2020, com diversos países sede, implica no fato de que todas as nações precisam passar pelas eliminatórias. Isso também significa que não conheceremos toda a programação da Eurocopa até abril de 2020.

Com exceção da devastadora virada da Escócia contra o Cazaquistão, não houve grandes surpresas nas eliminatórias até o momento. Os principais favoritos a ganhar a UEFA Euro 2020 tiveram, em grande parte, uma passagem fácil pelas rodadas iniciais.

Os franceses venceram a Eurocopa duas vezes em sua história e foram vice-campeões em 2016. Uma vitória na próxima EURO 2020 os elevará ao nível da Alemanha e da Espanha, tricampeões.

“Les Bleus” (Os Azuis), como são chamados na Europa, venceram seis e empataram uma de suas partidas a caminho da vitória na Copa do Mundo em 2018, vencendo a Croácia por 4 a 2 na final e levantando a taça Jules Rimet pela segunda vez.

A Inglaterra tem muitas chances de vencer a EURO 2020 pela primeira vez, mesmo depois de terminar em quarto lugar na Copa do Mundo anterior. Vale considerar que poder jogar a final em casa é uma meta digna de luta.

Inglaterra e França, até o momento, são os dois favoritos ao Euro 2020 torneio final. Caso isso se confirme, promete ser uma disputa acirrada e muito emocionante, talvez a final perfeita para a histórica, em muitos sentidos, EURO 2020.

Inglaterra e França apresentaram muita garra nas duas primeiras rodadas das eliminatórias, com a Inglaterra triunfando sobre a equipe de Montenegro por 5 a 1 e a França derrotando a Islândia por 4 a 0. 

As duas equipes são as principais candidatas ao título de campeã, com a França atualmente na liderança, por probabilidades baseadas nos últimos jogos.

Outras equipes que poderíamos colocar entre as favoritas incluem Espanha, Alemanha, Itália e Holanda, baseando-nos nos resultados obtidos até o momento. 

O vencedor da Eurocopa 2016, Portugal, até o momento tem apresentado pouco futebol. Sua eliminação nos últimos 16 jogos da Copa do Mundo e seu desempenho morno nas eliminatórias até o momento mostra que dificilmente representa uma ameaça a outros times.

Falando sobre os azarões, a Croácia ainda parece estar jogando como na Copa do Mundo e espera poder repetir o mesmo sucesso. No entanto, as probabilidades não são muito favoráveis se levarmos em conta a idade dos jogadores, comparando-os a outros times.

A UEFA 2020 será uma edição histórica em muitos sentidos. Não importa em que parte do planeta você está, estamos certos de que não irá querer ficar de fora e que, certamente, tem um time favorito para o qual torcer. 

Você irá aposta nos favoritos ou e algum azarão? Em uma competição desse porte e com esse peso, tudo é possível e o jogo pode virar!