ESPORTES

O impacto positivo dos esportes na sociedade humana

09/29/2018

Sempre quando falamos em esportes, uma das primeiras coisas que pensamos relacionados a isso são benefícios.  E nao sao poucos nao, o esporte, desde tempos muito antigos só fazem bem para a humanidade. Mesmo que no caso de algumas modalidades extremamente competitivas, para as quais usamos o codigo promocional Betclic, além de otimizar a saúde de cada indivíduo, o esporte também contribui para o desenvolvimento e interação social das pessoas.   

Torna-se uma ação quase que impossível a de finalizar a contabilização de benefícios que o esporte pode conceder na sociedade de um modo geral. Podemos citar, dentre os diversos, a retirada de jovens e adolescentes de caminhos obscuros, como por exemplo o mundo das drogas. Mundo afora já observamos diversos exemplos de superação por meio do caminho do esporte.

Outro ponto positivo e digamos que talvez possa ser o principal, como citamos sucintamente no início deste texto,  e o fato de como o esporte contribui para a nossa saúde. Toda e qualquer atividade física favorecem o não aparecimento das doenças do coração, diabetes, excesso de gordura e inúmeras doenças distintas.  Nota-se também que empresas estão cada vez mais se preocupando em incluir algum esporte a sua equipe, para que o rendimento dos funcionários seja potencializado.

Nas linhas a seguir, iremos detalhar mais a fundo como, desde os primórdios, o esporte faz parte de nossa vida e contribui favoravelmente para que vivamos melhor.

Os benefícios esportivos para o nosso corpo

Realizar exercícios é fundamental para a adoção de um estilo de vida saudável. Se iniciadas já na juventude ou mesmo quando ainda somos crianças, as atividades físicas nos trazem incontáveis benefícios para o organismo.  Digamos que não apenas para o organismo, mas também para o nosso psicológico.

Se considerarmos a parte física, se praticado algumas vezes na semana, todo e qualquer esporte favorecem a criação de um ótimo estereótipo muscular, tornam nossos membros mais maleáveis e flexíveis, além de fazer com que o corpo ósseo e as juntas fiquem mais fortes.

Para aqueles que estão acima do peso, os esportes, principalmente os aeróbicos, auxiliam no emagrecimento, redução de medidas e equilíbrio de pressão arterial. Além de tudo isso, enaltecemos que a prática do esporte reduz o colesterol ruim e otimiza o caminho do sangue ao cérebro. E isto reduz bastante os níveis de estresse, depressão ou ansiedade, favorecendo assim, um psíquico equilibrado.

E a sociedade? O que ganha com o esporte?

Esquecendo um pouco o fator saúde, no qual observamos que se potencializa a pessoa esportista, citamos que na sociedade em geral, o esporte também é cercado de aspectos positivos.

O sujeito que toma algum esporte como parte da sua rotina, tem a capacidade de desenvolver seu espírito de equipe, liderança e sabedoria ao tomar suas decisões.  O esporte desenvolve sim nas pessoas a cidadania, contribuindo então, para uma sociedade mais justa e coletiva.

As pessoas através do esporte, aprendem a se socializar, interagir e criar vínculos de amizades, muitas vezes para vida inteira. Obviamente, o espírito de competitividade se sobressai, principalmente em esportes coletivos, e isto não pode ser conectado com um aspecto negativo, mas sim é importante notarmos que a competitividade produz pessoas fortes.

Importante lembrarmos, acima de tudo, que o esporte mescla pessoa de todas as raças, níveis sociais religiões e gêneros, seja através do esporte em si ou então em grandes eventos relacionados com o tema, no qual o mundo todo para para torcer e virar juntos.