ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Nossa saúde mental depende bastante de atividades recreacionais organizadas em grupo!

10/21/2018

Todo o seu tempo direcionado para o lazer, na maioria das vezes pode ser associado a algum tipo de atividade desportiva. Entretanto, se considerada como amadora, a atividade passa da nomenclatura de desportiva para recreacional. Sendo assim, é possível ter um grande leque de fatores benéficos para a saúde, incluindo a melhora na longevidade, desempenho cerebral otimizado, otimização do psicológico e diminuição da probabilidade de doenças vasculares, neoplásicas ou degenerativas. Mas, falando em atividades recreacionais, devemos também considerar algumas atividades culturais, como por exemplo a leitura, cinema, dança, música, dentre outros. Muitos estudos já mostram claramente os efeitos positivos na nossa saúde mental a partir do momento da prática de tais atividades.

A maior vantagem de se realizar uma atividade organizada em grupo consiste na capacidade de motivação entre um e outro indivíduo.  Salientamos ainda que, o quesito qualidade de vida não depende apenas de um fator físico, pois engloba também a socialização. Inúmeros psicólogos, por exemplo, indicam aulas de dança em público juntamente com outras terapias. Ou seja, é importante unir a sociabilização com atividades que exercitam tanto a saúde corporal, assim como a saúde mental da pessoa.

E então, qual o impacto destas atividades na sua vida?

Ao decidir tomar como hábito uma atividade recreacional, inúmeros benefícios irão surgir dia após dia, desde otimização da saúde psicossocial, assim como a biológica. Toda e qualquer atividade recreacional tem a capacidade de potencializar o nicho de relacionamentos e conexão social. Tal aspecto associa-se a diminuição do stress ou as doenças isquêmicas do coração. Com relação aos hormônios, a prática de atividades em grupo podem liberar mais ocitocina é otimizar o neurotransmissor serotonina.

Aulas de música ou dança podem aumentar tais hormônios e então, desencadear o desestímulo do stress.

O nosso centro cerebral também é ativado através das atividades recreacionais, principalmente as que são realizadas em grupo, pois transmite recompensas associadas ao prazer. Esses sinais cerebrais podem ser comparados com os mesmos que são ativados no momento que ingerimos algum tipo de comida deliciosa aos nossos paladares, quando nos apaixonamos, quando conseguimos comprar algo novo é desejado, quando o altruísmo vem a tona ou então quando conseguimos dar solução a um grande problema. Conforme já falamos anteriormente, os neurotransmissores ativam dessa forma, a dopamina e serotonina, ou seja, felicidade pura.

Veja agora alguns exemplos de atividades recreacionais  que podem e devem ser praticadas em grupos:

Primeiramente, devemos colocar todo é qualquer atividade desportiva, que se praticada de modo amador, pode ser considerada uma atividade recreacional. Como exemplo, podemos citar o futebol, voleibol, basquete, tenis, polo aquatico, handebol, ciclismo, canoagem, beisebol, rugby, dentre muitas outras.

Uma outra forma de relaxar a mente em atividades em grupo consiste na montagem de gincanas, com inúmeras atividades propostas, que ao final somatizam pontos é vence a equipe conquistadora de maior número de pontos. O bingo também é uma atividade bastante apreciada entre os grupos.

A sociabilização também pode ser atingida através de grupos de teatro, dança, música, instrumentos musicais ou qualquer outra manifestação cultura.

Devemos salientar também que até mesmo a internet hoje em dia nos proporciona um meio de interação em grupo, através das redes sociais ou então grupos de jogos online.

Pois bem, o que você está esperando para deixar o stress de lado? Junte-se a um grupo é descubra com eles qual atividade lhe desperta maior interesse!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *