ESPORTES

Sabiam que a inclusão é o maior benefício do esporte para os portadores de necessidades especiais?

11/23/2018

Dia após dia, a sociedade está aumentando os horizontes aos portadores de algum tipo de deficiência. Até pouco tempo atrás, não se viam campanhas favorecendo este grupo da sociedade no mercado de trabalho, nas artes ou mesmo no cenário esportivo.

Muitas mudanças aconteceram e a tendência é que não estacionem é cada vez mais, mesmo se necessária a ajuda da tecnologia, pesoas é mais pessoas com algum tipo de necessidade seja incluída de forma efetiva na sociedade.

Entretanto, a sociedade ainda não está cem por cento preparada para receber este grupo,  ainda é necessário muito aprimoramento para que seja algo comum é que os que possuem algum tipo de desabilidade não seja tratado como um portador de necessidade especial. O mundo é que precisa de adaptações.

Antes de mais nada, nós, como indivíduos e formadores de opiniões, mesmo que em nossas famílias ou pequenos grupos de amigos, precisamos desmistificar que os desabilitados fazem parte de um outro grupo é sim incluímos tudo e todos na sociedade de um modo geral.

Nas próximas linhas, concedemos alguns exemplos de como o esporte favorece a inclusão de todos.

Inclusao, saúde e auto-estima no esporte

O esporte por si só otimiza as funções cognitivas da pessoa com algum tipo de deficiência, assim como a coordenação motora é sua sensibilidade, além de benefícios na saúde, como melhora no sistema cardiovascular e o equilíbrio. Tudo isso aliado ao fator psíquico, no qual todo é qualquer indivíduo desenvolve ao praticar algum determinado esporte: balanceamento da mente, capacidade de raciocínio, sensação de bem estar, disciplina de um modo geral é disciplina alimentar.
Além de todos estes benefícios, o principal no qual podemos destacar é a vida é o convívio em sociedade, pois , mesmo que opte por um esporte individual, o participante terá ao menos, o contato com seu treinador ou professor. Esse relacionamento interpessoal permite que a pessoa sinta-se que faz parte de algo, tornando assim, o ponto chave da inclusão social e auto-estima.

Podemos citar também a natação, um esporte que melhora muito a saúde, praticada atualmente até mesmo por aqueles que utilizam cadeiras de rodas.

Exemplos de esportes que podem ser adaptados

Toda e qualquer modalidade esportiva realizada entre um indivíduo sem nenhum tipo de deficiência pode e deve ser adaptada ao portador de alguma necessidade especial.  Basta ter foco e compreender profundamente as necessidades de cada pessoa.

Entretanto, já alguns exemplos são por hora muito praticados, como por exemplo: a bocha adaptada. Instituída como uma modalidade paralímpica, trata-se de um esporte que pode ser praticado até mesmo por pessoas que possuem graus mais elevados de deficiência.

Por fim, citamos também  o atletismo é a equoterapia, que desenvolve, além da inclusão social, uma interação incrível entre os animais e as pessoas.

Para ter uma ideia ampla de como a sociedade está mudando, basta observar que a cada ano, as paraolimpíadas potencializam sua repercussão. Esperamos que num futuro não muito distante, tenhamos as duas competições equiparadas, tanto de adeptos, como de torcida!.