MEIO AMBIENTE

Impactos Positivos e Negativos dos eventos de turismo esportivo na comunidade anfitria

07/07/2018

Cada evento esportivo, principalmente os de grande porte ganham uma conotação gigantesca no mundo todo – não só quando se trata de apostar online em sites como sitedeapostasbrasil.com.br, mas também para muitas outras coisas. O principal fator deste grandes eventos recaem sobre a analogia quanto a quebra de barreiras culturais. Grandes campeonatos tem a possibilidade de unir países (ou cidades), favorecendo um contato direto com culturas, idioma e costumes distintos.

O que vemos na televisão por exemplo trata-se sempre de uma grande festa, mas nem sempre é assim. Cada mega evento deste contribuem, em grande parte, para minimização ou maximização de impactos negativos ou positivos perante a sociedade local.

Nos próximos parágrafos iremos elucidar ao leitor claramente sobre a questão.

Sobre os impactos negativos

Como nem tudo são flores, quanto mais no meio esportivo, devemos destacar primeiramente os efeitos negativos que um grande evento causa perante uma sociedade.

O primeiro de todos e talvez o mais alarmante se deve ao desapropriação da comunidade carente de seus lares.  Em muitos exemplos de copas do mundo ou olimpíadas, muitos cidadãos foram retirados de suas casas simples ou mesmo da rua, de modo que os convidados no enxergassem a realidade de um povo que sofre com as desigualdades sociais. E então, mas porque tratamos isso como um impacto negativo, se as condições de moradia são melhoradas?

O grande problema é que essas ações são tomadas apenas para remediar o problema social por um curto período, não se buscam soluções a longo prazo para melhorar a qualidade de vida dessa minoria. Quando o grande evento acaba, estas pessoas continuam sem perspectiva, necessitando assim voltar para as ruas ou então para suas casas precárias.

Como se trata de um grande evento intercultural, muitas vezes ocasiona impacto negativo também no meio ambiente, como por exemplo, degradação ambiental para a construção de moradas ou estádios, maior produção de lixo, desmatamento e poluição devido ao aumento de transporte (seja de insumos ou mesmo de pessoas).

Sobre os impactos positivos

O primeiro ponto positivo destes eventos se trata da economia. Caso o governante tenha em mãos uma boa administração, este tipo de evento deve render lucros para a comunidade. Obviamente, é necessário que haja um balanço econômico efetivo, de modo que os gastos para a construção de infra estrutura não ultrapasse as entradas de dinheiro. Uma boa movimentação financeira é primordial para o sucesso destes eventos é um legado positivo para sua comunidade.

Como impacto positivo, devemos destacar também o crescimento cultural do local. Conhecer novas pessoas e deixar que novas culturas adentre a comunidade favorece o enriquecimento educacional da população.

Mas, uma das peças chaves como positividade para a comunidade e a geração de empregos. Desde as construções, assim como a operações dos grandes jogos, maximiza a oferta de emprego de um local, ocasionando assim, a movimentação econômica também da população.

Além de tudo isso, cabe salientar que um país ou cidade sede destes eventos ganha notoriedade gigantesca. Essa notoriedade também pode ser um chamariz para grandes investidores antes ou após este eventos.